Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Manutenção preventiva: economia de combustível e carro valorizado
Dia 15 de julho de 2022 | Por Rosangela Groff | Sobre ... e Destaques e Oficinas e Últimas Notícias

Quem dirige um carro precisa ter mais cuidados com o veículo do que apenas calibrar os pneus, abastecer o tanque de combustível ou completar o óleo do motor. E é bem melhor ter que procurar uma oficina para uma manutenção preventiva do que em uma emergência, quando o automóvel não funciona mais.

Muitos motoristas procuram socorro em situações graves ou que demandem muito tempo de reparo. E ficar sem o carro para o dia a dia é uma enorme dor de cabeça. Assim, a maneira mais segura e também econômica é criar o hábito da manutenção preventiva, bem melhor do que a corretiva.

Especialistas da área indicam que o ideal é sempre procurar centros automotivos modernos e com bons profissionais, capazes de oferecer um registro detalhado de tudo que já foi realizado no veículo. Assim, dará continuidade aos reparos no tempo correto, previsto por fabricantes e fornecedores.

Chance reduzida de problemas e paradas não desejadas

A manutenção preventiva é uma estratégia altamente recomendada, pois reduz a chance de o carro ter problemas e fazer paradas não desejadas. Em geral, o conserto devido à quebra por desgaste excessivo de peças custará mais caro do que somente a troca dessas peças desgastadas numa manutenção programada.

E ainda, para ajudar, o próprio dono do veículo pode realizar uma primeira avaliação visual. Ele pode observar alguma anomalia como um barulho estranho, trepidação ao dirigir, falhas no motor, fortes odores ou aquecimento excessivo, por exemplo.

Bobina de ignição regra funcionamento do carro

O carro apresenta vários componentes e sistemas que devem ter a atenção do mecânico na hora da manutenção preventiva. Um deles é a bobina de ignição. É uma peça fundamental para o funcionamento do veículo. E as crescentes demandas colocadas sobre este item podem resultar em desgaste e, consequentemente, falhas na função.

A vida útil de uma bobina de ignição pode ser reduzida devido às más condições de uso do veículo. Também influenciam o superaquecimento, a umidade excessiva e a falta de revisões nas velas, nos cabos e no alternador. Assim, é muito importante o estado das velas, dos bicos injetores e, também, dos cabos de ignição, conforme a recomendação da montadora.

Bicos injetores pulverizam combustível na combustão

Já os bicos injetores são responsáveis pela pulverização do combustível dentro da câmara de combustão. Eles proporcionam uma alta precisão ao injetar o combustível, diminuindo a emissão de gases, além de aumentar o desempenho do motor.

Entre os principais problemas que podem afetar este componente estão o entupimento do filtro do injetor, o que resulta em um fluxo baixo de combustível. Outro entrave é o acúmulo de resíduos na placa diretora do injetor, causando desvio do spray que molharia a parede do coletor/válvula de admissão.

Há ainda a degradação do filtro de combustível como outro problema, o que é provocado pelo uso de detergentes e aditivos agressivos. O sintoma mais comum de um bico injetor com funcionamento comprometido, que pode facilmente ser notado pelo motorista, é a perda de performance do carro ao dirigir.

Compressores do ar-condicionado garantem a circulação

Os compressores do ar-condicionado são considerados vitais no equipamento, pois garante que o líquido refrigerante circule, possibilitando, assim, a troca e a dissipação do calor nos momentos adequados. Então, um problema no compressor pode comprometer todo o processo de refrigeração do veículo.

Uma limpeza do sistema que não é bem feita pode provocar uma contaminação do compressor, pois não remove suficientemente os resíduos de óleo, criando uma camada de sujeira. Outro dano que pode ocorrer é a quebra das placas, geralmente causada pela sucção e pela linha baixa de pressão.

Economia, gastos programados, sem prejuízo

Como benefícios evidentes da manutenção preventiva do veículo pode-se considerar a economia, sem gastos desnecessários. Geralmente, o custo da manutenção corretiva é muito maior do que a preventiva. E os custos podem ser programados pelo proprietário, evitando gastos não previstos.

Melhora no funcionamento dos equipamentos

Outro benefício é a melhora no funcionamento dos equipamentos e componentes. Ao escolher a manutenção preventiva, é provável que o mecânico encontre falhas existentes que ainda não se manifestaram para o motorista. Assim, o problema será verificado e reparado logo no início, evitando a substituição de peças ou a quebra de outros componentes.

Mais confiança para o motorista em longas viagens

É comum que em períodos de férias ou situações de longas viagens, por exemplo, o proprietário fique com medo de que algum imprevisto aconteça. O carro pode enguiçar ou ter alguma falha no sistema no meio da estrada à noite, por exemplo. Com a manutenção periódica, o condutor se sente mais seguro para dirigir, reduzindo muito a chance de imprevistos mecânicos.

Maior valorização do veículo na hora da venda

Quando o dono do carro for efetuar a venda deste bem, certamente ele terá um valor superior a de outro modelo que não tenha passado por revisões periódicas. Com a manutenção preventiva são evitados os desgastes em excesso no conjunto mecânico. Assim, o carro não sofrerá danos desnecessários e estará mais “inteiro” para o próximo proprietário.

Posts Relacionados