Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Ford cria a F-100 Eluminator, uma combinação retrô e tecnológica
Dia 9 de junho de 2022 | Por Rosangela Groff | Sobre Destaques e Últimas Notícias

A era da eletrificação também invadiu a Ford Performance Parts, tradicional fornecedora de peças e acessórios para personalização de veículos nos Estados Unidos, e segue na linha da montadora, “comprometida em liderar a revolução elétrica”. A empresa lançou o seu primeiro motor elétrico de “prateleira”, o Eluminator, no final do ano passado.

O lote inicial se esgotou rapidamente. E surgiram muitos clientes interessados em adquirir o novo propulsor, que inclusive pode ser usado na eletrificação de carros antigos, picapes e SUVs. O motor custa 3.900 dólares no varejo. E a fila de espera já é longa.

Design nostálgico e tecnologia moderna

Originalmente, o motor tem potência de 285 cv e torque de 44 kgfm. E a versatilidade do Eluminator ficou evidenciada na picape-conceito que a Ford acaba de criar. Ela foi batizada de F-100 Eluminator e combina um design nostálgico com tecnologia moderna.

Tração integral e dois motores elétricos

O modelo, baseado numa F-100 1978, é equipado com tração integral e dois motores elétricos. São 486 cv e 88 kgfm de torque. Esses são os mesmos números do Mach-E GT Performance Edition 2021, que usa motorização similar.

Modelo tem peças de época dos anos 70

Pelo lado de fora, a picape retrô traz rodas de alumínio de 19 polegadas, pneus de alta performance 275/45R19 e pintura exclusiva na cor cinza com detalhes cobreados. O interior do veículo exibe peças de época dos anos 70 como vidros que são acionados de forma manual.

Capô, sem motor, com espaçoso porta-malas

Mas, agregando também a modernidade tecnológica e a conectividade do mundo contemporâneo, a caminhonete também dispõe de elementos característicos do Mach-E como a gigantesca tela multimídia. E o capô, que fica no lugar do motor, oferece um espaçoso porta-malas.

Empresa dedicada a veículos de performance

A proposta da Ford Performance Parts, dedicada à área de veículos de performance e de competição, é ampliar o seu portfólio de peças e acessórios feitos para personalizar os veículos elétricos. Entre os equipamentos estão sistemas de bateria e controladores e inversores de tração, com soluções completas para o segmento.

“O fato é que o desempenho dos carros elétricos é divertido, e conforme a indústria avança na eletrificação, o automobilismo e o mercado pós-vendas também vão”, considera o diretor global da Ford Performance, Mark Rushbrook.

Posts Relacionados