Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Tecnologia precisa e em tempo real da Nissan que evita colisões
Dia 29 de abril de 2022 | Por Rosangela Groff | Sobre Destaques e Tecnologia e Últimas Notícias

A Nissan anunciou esta semana que está desenvolvendo uma tecnologia de assistência ao condutor com informações altamente precisas e em tempo real. O novo dispositivo avalia o ambiente no entorno do veículo para melhorar “notavelmente” a capacidade de evitar colisões, segundo a montadora.

Um veículo de testes, o ProPilot Concept Zero, foi utilizado nas instalações da fabricante, no Japão, para demonstrar como o sistema funciona automaticamente em manobras e evita acidentes. A tecnologia de percepção real do entorno (ground truth perception) possui dados de câmeras, radares e sensores LiDAR de última geração e alta performance.

Pode detectar a forma e a distância dos objetos, assim como a estrutura da área onde o veículo trafega. Quando utiliza estas informações, o carro tem condições de avaliar a situação instantaneamente. Então, toma decisões de forma automática e realiza manobras necessárias para evitar colisões.

Lentidões no trânsito e obstáculos na pista

A nova tecnologia também pode detectar lentidões no trânsito e obstáculos na pista, fazendo o veículo mudar de faixa de rodagem conforme o caso. Ainda, aumenta o nível de assistência ao motorista em áreas onde dados detalhados de geolocalização não estão disponíveis.

Assistência ao motorista e condução autônoma

Segundo o vice-presidente mundial sênior de P&D avançado da marca japonesa, Takao Asami, a Nissan foi a primeira a comercializar uma série de tecnologias avançadas de assistência ao condutor. Para ele, no futuro é crucial que as pessoas se sintam seguras dentro de seus veículos.

“Estamos convencidos que a tecnologia de percepção real do entorno que estamos desenvolvendo contribuirá significativamente no futuro para aumentar a confiança dos motoristas e reduzir acidentes de trânsito, bem como para a condução autônoma”, apostou.

A montadora está trabalhando em parceria com empresas de ponta na pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia e no compartilhamento de know-how. O sensor LiDAR que está sendo integrado ao sistema é desenvolvido em colaboração com a Luminar1. O dispositivo utiliza tecnologias que ocupam a liderança mundial na área.

Sistemas de verificação altamente eficazes

Em relação ao controle avançado para evitar acidentes, é muito importante para a fabricante desenvolver sistemas de verificação altamente eficazes, que funcionam em ambiente digital. “Para isso, a Nissan está trabalhando em conjunto com a Applied Intuition2, que conta com tecnologias de simulação de vanguarda”, informa a marca.

Usando sua visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, a fabricante japonesa está focada em desenvolver tecnologias de controle do veículo para reduzir acidentes de forma significativa. A Nissan quer concluir o desenvolvimento da ground truth perception até meados da década de 2020. O sistema estará inicialmente disponível em novos modelos, para ser posteriormente instalado em praticamente todos os novos carros até 2030.

Posts Relacionados