Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A General Motors e a Honda anunciaram que têm planos conjuntos para o desenvolvimento em de uma inédita família de veículos elétricos mais acessíveis. Os modelos irão agregar uma nova arquitetura global e serão equipados com baterias Ultium de geração ainda mais avançada, segundo a GM.

As empresas aproveitarão as estratégias de tecnologia, design e suprimento das marcas. As duas montadoras devem viabilizar a produção a partir de 2027 de milhões de unidades, incluindo SUVs compactos. Este segmento domina o mercado mundial, com comercialização anual de 13 milhões de utilitários.

O acordo entre as fabricantes prevê também a uniformização de componentes e processos para o estabelecimento de um padrão internacional de qualidade. Ainda está previsto na parceria uma maior produtividade e a otimização dos custos.

Redução de custos da eletrificação

A GM e a Honda irão avaliar oportunidades para o desenvolvimento e produção de novas gerações de baterias. A ideia é dar continuidade à redução de custos da eletrificação. Com isso, alavancará o desempenho e impulsionará a sustentabilidade de veículos a serem produzidos.

Baterias em estado sólido e de íon-lítio

Com estas propostas, o grupo norte-americano está acelerando a adoção de tecnologias como as baterias em estado sólido e as de íon-lítio com silício. Também trabalha em esquemas de produção para aperfeiçoar e atualizar os processos de fabricação de células de bateria.

Já a marca japonesa avança com as baterias sólidas que a companhia considera um elemento central dos EVs (veículos elétricos) no futuro. A Honda já faz demonstrações desta tecnologia no Japão pela companhia e se direciona à produção em massa.

Tecnologia, design e manufatura

“A GM e a Honda vão compartilhar o que têm de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global. E isso incluirá nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, afirmou a presidente e CEO da GM, Mary Barra.

Neutralidade em carbono nas operações

Segundo ela, este é um “passo fundamental” para o cumprir o compromisso de alcançar a “neutralidade em carbono nas operações até 2040” e eliminar as emissões dos automóveis nos Estados Unidos até 2035. “Trabalhando juntos, colocaremos pessoas ao redor do mundo a bordo de EVs mais rápido do que qualquer empresa alcançaria por conta própria.”

Valor mais baixo dos carros eletrificados

A Honda se diz comprometida em atingir o carbono zero globalmente até 2050. “E isto exige a redução do valor dos carros eletrificados para tornar a posse dos EVs possível para o maior número de consumidores”, salientou o presidente e CEO da Honda, Toshihiro Mibe.

Conforme o diretor-executivo sênior da Honda, Shinji Aoyama, o progresso na parceria com a GM no desenvolvimento de baterias para elétricos em 2018 e de veículos como o Honda Prologue é uma relação que cria um novo valor para os clientes. “Esta nova família de EVs mais acessíveis se baseará nesse relacionamento”, enfatizou.

Benefícios para milhares de consumidores

“Nossa parceria com a Honda e o contínuo desenvolvimento da tecnologia Ultium são os alicerces desse projeto, permitindo reduções das bases de custos desta nova família de carros para beneficiar milhares de consumidores”, aponta Doug Parks, vice-presidente executivo de desenvolvimento global de produtos, compras e cadeia de suprimentos da GM.

Conforme o dirigente, os planos da marca incluem um carro elétrico inédito para a América do Norte posicionado abaixo do Chevrolet Equinox EV que ainda será lançado. A empresa vai aproveitar os 2 milhões de unidades de capacidade produtiva para fabricar EVs até o fim de 2025.

Parceria para veículos elétricos e autônomos

A GM e a Honda têm projetos recentes focados em tecnologias para veículos elétricos e autônomos, em uma parceria que vem ao longo dos anos. Em 2013, as duas empresas iniciaram a construção de um sistema de célula de combustível de última geração e de soluções para o armazenamento de hidrogênio.

Em 2018, a marca japonesa se juntou aos esforços de desenvolvimento dos módulos de bateria para EVs da GM. Em 2020, as duas companhias informaram projetos de dois carros elétricos, incluindo o Honda Prologue, para ser lançado no início de 2024, e, em seguida, o primeiro SUV da marca Acura.

Além disso, as duas montadoras estão juntas na Cruise, uma fabricante de automóveis autônomos com sede em San Francisco (EUA). O trabalho conjunto já tem resultados: o Cruise Origin, um dos primeiros carros completamente autônomos projetados para o serviço de robô-táxi e entregas.

Posts Relacionados