Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Tecnologia de semáforos inteligentes que se comunicam com os carros
Dia 8 de abril de 2022 | Por Rosangela Groff | Sobre Destaques e Últimas Notícias

Semáforos conectados que podem abrir o sinal verde, automaticamente, para a passagem de ambulâncias, veículos de bombeiros e da Polícia. Esta é a nova tecnologia que a Ford está testando agora na Europa.

O sistema agiliza o atendimento em situações de emergência e evita acidentes quando esses veículos passam no sinal vermelho. Outra vantagem da tecnologia é reduzir os congestionamentos. O equipamento informa aos carros próximos o tempo de abertura e fechamento dos semáforos.

Mas o teste da Ford não para por aí. O projeto é mais amplo e quer analisar a comunicação de veículos automatizados e conectados com infraestruturas de rodovias, áreas urbanas e rurais. A ideia é melhorar a segurança e a experiência de direção.

A Ford avaliou o funcionamento desta tecnologia em Aachen, na Alemanha. A montadora usou uma estrada com oito semáforos consecutivos. Também utilizou dois trechos com três semáforos consecutivos nos arredores da cidade. Os sistemas foram montados por parceiros do projeto.

Teste de ambulância e carro de passageiros

O veículo testado foi um Ford Kuga híbrido, equipado com o sistema de comunicação e um software protótipo. A proposta do teste é observar a atuação do automóvel tanto como uma “ambulância” quanto carro de passageiros, em diferentes cenários.

Para simular um movimento de emergência, o carro solicitava aos semáforos para acender a luz verde. Assim que ele passava pelos cruzamentos, os semáforos voltavam ao funcionamento normal.

Informações dos tempos do sinal verde e vermelho

Já na testagem de trânsito no uso diário, o carro recebia dos semáforos as informações pontuais sobre os tempos do sinal verde e vermelho e adaptava a sua velocidade através do piloto automático adaptativo.

Redução de velocidade com antecedência segura

Quando o semáforo estava vermelho, o veículo reduzia a velocidade com antecedência segura (de 50 km/h para 30 km/h, por exemplo) para chegar ao cruzamento ainda com sinal verde. A nova tecnologia da Ford ajuda também a evitar frenagens bruscas e o tempo parado nos sinais, melhorando o fluxo do tráfego de veículos.

Comunicação do veículo-com-tudo pelo celular

A “conversa” entre os automóveis e os semáforos é feita pela tecnologia C-V2X (comunicação do veículo-com-tudo pelo celular). É uma plataforma unificada que conecta os veículos com a infraestrutura da via, outros carros e usuários.

Os testes com a tecnologia de semáforos foram realizados de janeiro de 2020 até março deste ano. Eles fazem parte do projeto Corredor da Nova Mobilidade Aachen-Düsseldorf. A iniciativa é financiada pelo governo federal alemão e apoiada pela Universidade de Aachen, pela Vodafone (operadora móvel multinacional inglesa) e pela cidade de Aachen.

Troca de dados com semáforos salvam vidas

De acordo com o engenheiro de pesquisa de Direção Automatizada da Ford Europa, Martin Sommer, em uma situação de emergência, a última coisa que alguém quer é que os socorristas fiquem parados esperando o sinal abrir. “A troca de dados entre carros, veículos de emergência e semáforos em tempo real ajuda a salvar vidas e também reduz os tempos de parada e as emissões de CO2”, considera.

Posts Relacionados