Acessórios para automóveis produzidos com tecnologia de impressão 3D. Essa é a inovação mais recente da Peugeot que está reinventando estes itens com a impressão 3D e um novo polímero flexível. Porta-óculos, porta-latas, porta-telefone e porta-cartão já estão disponíveis na loja Peugeot Lifestyle, da França.
Segundo a montadora, é a primeira vez que a impressão 3D é utilizada em acessórios de carros, “uma inovação que parece muito promissora para toda a indústria automotiva”. A Peugeot destaca que estes acessórios são o resultado de um esforço conjunto das equipes de Design, Produto e Investigação & Desenvolvimento da marca em colaboração com a HP Inc., Mäder e Erpro.
De acordo com a fabricante de veículos francesa, os acessórios são impressos utilizando a nova tecnologia 3D HP Multi Jet Fusion (MJF). “O objetivo é oferecer produtos inovadores, agradáveis ao toque, leves, sólidos e fáceis de usar”, considera a Peugeot, indicando que a ideia é melhorar o bem-estar interior oferecido pelo 308 e o seu novo Peugeot i-Cockpit.
Mudança para a inovação industrial
Conforme a Peugeot, o objetivo dos designers ao dar início ao projeto era tornar os acessórios mais visíveis e atraentes e, ao mesmo tempo, inovar os produtos utilizando materiais modernos. A gama de acessórios foi elaborada após uma análise detalhada de como os clientes utilizam o armazenamento no carro.
Como os materiais tradicionais não atendiam às especificações que foram identificadas, a equipe trabalhou com os seus parceiros para desenvolver um material que tivesse um visual inovador. “Então, a impressão 3D foi a solução óbvia”, pontua a marca.
Sem moldes caros e ferramentas
Para a Peugeot, a impressão 3D é um dos pilares fundamentais da quarta revolução industrial. “Com esta nova tecnologia, é possível aumentar a flexibilidade, adaptando-se às necessidades de um mercado cada vez mais exigente e imprevisível”, considera. Assim, todos os tipos de objetos personalizados podem ser produzidos sem moldes caros e ferramentas de fabricação.
A impressão 3D também é melhor para o meio ambiente, na opinião da montadora. “E essa é uma característica muito importante em nossa busca por processos de fabricação sustentáveis que economizem recursos e resíduos.”
O uso desta tecnologia está se tornando cada vez mais difundido no mundo e está revolucionando o sistema de manufatura em muitos setores. “De fato, a manufatura aditiva está se tornando uma alternativa às técnicas de fabricação como a moldagem por injeção.”
Vantagens da impressão 3D
O modelo de produção permite liberdade de projeto. São menos restrições de fabricação e infinitas possibilidades de complexidade das peças. Outra vantagem da tecnologia é o acesso a estruturas otimizadas. O peso é reduzido, há maior resistência e menos montagens, além da flexibilidade no uso de malha.
Também a composição ágil facilita o processo. Há possibilidades infinitas de personalização, produção em massa com prazos de entrega mais curtos e sem necessidade de armazenamento graças à produção “sob demanda”.
A Peugeot também acrescenta como benefícios do uso da impressão 3D a constante evolução desta tecnologia, tanto a nível dos materiais utilizados na fabricação quanto no formato dos métodos de produção. “E os custos de produção continuam caindo.”
Modelo estará nas peças mais técnicas
Mas a montadora vai além: a impressão 3D, que ainda está em sua “infância” na indústria automotiva, deverá ser desenvolvida em série, não só nos acessórios, mas nas peças mais técnicas dos próximos modelos da marca. “As vantagens desta tecnologia oferecem infinitas possibilidades.”