Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Revisão do carro na volta das férias previne problemas futuros
Dia 3 de março de 2022 | Por Rosangela Groff | Sobre Destaques e Últimas Notícias

Praticamente, o período de férias de verão já terminou, e a família retorna para casa depois de uma viagem com o carro. Foram dias de uso do veículo nas rodovias, cidades, estradas vicinais e, na maioria das vezes, na praia. Agora, é hora de o motorista fazer uma revisão do automóvel.

Segundo o engenheiro mecânico, Emerson Pereira, na volta das férias, a revisão é essencial para colocar o veículo em ordem. “A revisão evita o desgaste de peças, e até mesmo é possível se precaver contra problemas futuros e gastos desnecessários”, explica Pereira, que é gerente de pós-venda das concessionárias Carbel Volkswagen e Nissan Carbel Japão, em Belo Horizonte (MG).

De acordo com ele, entre os principais itens a serem avaliados na revisão estão os pneus, alinhamento e balanceamento. Também a troca de fluidos de freio e de arrefecimento é um processo necessário, assim como filtros de ar e de cabine. As suspensões também devem ser revisadas, estruturas que podem ser bastante afetadas nos percursos.

Impacto dos pneus nos buracos

Pereira explica que, por exemplo, um SUV, se cair em um buraco de 20 cm na estrada a uma velocidade de apenas 40km/h já irá sofrer um impacto de cerca de 3 toneladas. E este dano ainda será maior conforme a velocidade. “O impacto certamente vai prejudicar os pneus. E existe grande chance de comprometer o alinhamento e o balanceamento do carro”, comenta.

Suspensão garante estabilidade

O sistema de suspensão é composto por elementos flexíveis. E os principais itens deste conjunto são os amortecedores, as molas, as bandejas e a barra estabilizadora. Estas estruturas trabalham para gerar conforto aos passageiros e ao mesmo tempo garantir a estabilidade e segurança do veículo.

Alinhamento preserva amortecedores

“Se o carro perde o alinhamento, ele vai puxar para um dos lados, geralmente aquele que caiu no buraco, consumindo os pneus”, salienta. Então, as consequências de não fazer o alinhamento do carro podem resultar em custos bem mais altos para o proprietário. “Quando um veículo puxa apenas para um lado, ele vai usar mais o amortecedor do lado que está sendo mais exigido. E isso acaba por afetar esse amortecedor.”

Balanceamento evita vibrações

Já o balanceamento é responsável pelas rodas girarem sem provocar vibrações. Conforme o especialista, o balanceamento é determinante para dar equilíbrio ao conjunto de rodas e pneus. “No balanceamento, são analisadas as rodas e a liga leve, se for o caso. A roda de liga leve é mais resistente. Porém, uma vez que sofre um impacto muito grande ela pode chegar a trincar”, indica.

Conforme o engenheiro, se a roda perde massa, essa massa terá que ser acrescentada para consertar o balanceamento do carro. “Se isso não for corrigido, o volante começa a vibrar. E se o volante estiver vibrando, afetará a coluna de direção. Essa coluna está localizada desde o painel até à caixa de direção”, especifica.

“Uma coluna de direção chega a custar por volta de R$ 2 mil a R$ 3 mil. E é ela que faz o volante virar para a direita ou para a esquerda”, cita. “Todo mundo pensa que vibra só o volante, mas é um sistema todo que é composto por suspensão, caixa de direção e da coluna de direção”, enumera.

Resfriamento do motor

O motor a combustão necessita de resfriamento. Assim, o sistema de arrefecimento tem a função de resfriar esse motor. A maioria dos modelos tem sistema de arrefecimento líquido (Long Live), composto para durar muito. “Porém, com as altas temperaturas, o radiador pode aquecer, aquecendo a água. E quando isto acontece esse tanque de expansão dilata.”

Outro item importante a ser revisado é o nível do fluido de freio. Em viagens, os freios são comumente mais acionados. Carros com sistema ABS se muito utilizados podem começar a travar com mais frequência se esse líquido estiver em nível baixo. Uma peça que foi dimensionada para ser trocada de dois em dois anos, por exemplo, pode vir a ser necessária a troca em apenas um ano.

Estradas de terra afetam filtros

Se o condutor percorreu estradas de terra deve se ater aos filtros de ar e de cabine. “A estrada de terra tem muitas impurezas que diminuem a vida útil desses filtros”, alerta o engenheiro mecânico. “E as partículas são abrasivas e podem afetar o sistema de suspensão dianteira e traseira e o sistema de frenagem do carro”, completa.

Maresia é inimiga da lataria

Os efeitos da maresia também podem prejudicar o veículo, em especial a lataria e a pintura. Mas também os amortecedores podem ser danificados. “A haste do amortecedor, por exemplo, é inoxidável. Ela pode oxidar mais em cima da roda de forma mais rápida se está sujeita à maresia.”

Outros itens que podem ser afetados com uma viagem ao litoral são o disco, a pastilha e o cilindro de freio. Estes itens devem fazer parte da revisão já no início. “Se houver maresia, o amortecedor pode começar a vazar. De acordo com Pereira, “a maresia é muito nociva para os veículos” e pode danificar vários equipamentos do carro.

Posts Relacionados