Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O mercado de trabalho formal no Brasil acelerou no mês de junho e registrou um saldo positivo de 309.114 carteiras assinadas, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia na quinta-feira (30).

O Rio Grande do Sul também teve saldo positivo, abrindo 11.446 vagas de emprego. Ao fazer um olhar com lupa, o comércio e a indústria de reparação de veículos seguiu a mesma lógica, tendo mais contratações do que demissões.

Conforme apontam os dados do Caged, o comércio de peças para manutenção e reparação veicular teve no mês passado 9.013 admissões de carteira assinada contra 6.912 desligamentos, tendo, portanto, um saldo positivo de 2.101 vagas.

Já a indústria de produção de peças foi o grande destaque do setor, que teve apenas 187 vagas de saldo positivo;. Desse total, 117 estão vinculadas às fábricas de produção de peças veicular. Segundo o Caged, a indústria gaúcha, de forma geral, contratou 4.965 pessoas e demitiu 4.778, tendo o saldo de 187 já mencionados.

A economista da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) Giovana Menegotto avalia que o avanço da vacinação e reabertura das atividades criam ambiente para a retomada com mais fôlego.

Posts Relacionados