Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O 5º. Painel ASDAP foi o principal evento dentro do primeiro dia do Conexão Reparasul – feira alternativa à Reparasul  que ocorre nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, até esta sexta-feira.  Com o tema O novo normal e as perspectivas para o segmento da reparação automotiva, o painel trouxe o consultor empresarial Marco Flores, o palestrante e especialista em vendas Carlos Fortes e o também palestrante Chico Ferraz.

“A gente entende que o Painel ASDAP é de extrema importância para o setor, ainda mais este ano que perdemos muito com a pandemia. Por isso, trazer o Painel para dentro do Conexão Reparasul é uma forma de conseguirmos atingir nosso objetivo de discutir o setor e mostrar alternativas para o desenvolvimento da cadeia de autopeças”, destaca Henrique Steffen, presidente da Asdap.

 

Flores: 2021, o melhor ano para a reparação automotiva

 

A primeira palestra do 5º. Painel ASDAP foi conduzida pelo consultor empresarial Marco Flores, direto do Rio de Janeiro. Fundador da empresa 2D Consultores Associados e um dos nomes mais relevantes do segmento automotivo no Brasil, Flores apresentou dados importantes do comportamento econômico do setor neste ano de pandemia e trouxe informações animadoras, projetando um 2021 próspero para a reparação automotiva.

“Eu entendo que o segmento de reparação automotiva, em 2021, viverá o ano mais fantástico de sua história”, destacou Flores já na abertura da sua fala. Ele que já no início do ano projetava um comportamento em “V” (quando a economia desce rapidamente, mas também se recupera com velocidade) para setor ainda durante a pandemia. 

Marcos Flores falou por vídeoconferência, do Rio de Janeiro

 

“A semana que se encerrou em 27 de março foi a primeira afetada pela pandemia. Naquela semana, a emissão de cupons fiscais caiu mais de 70%. Mas eu entendia que, ainda no ano de 2020, o mercado viveria um grande momento. Nós teríamos três meses de dificuldade, a partir de julho e agosto já seriam meses de transição, setembro entraria num momento de normalidade e já afirmava que outubro seria o melhor mês deste ano e 2021 o melhor ano da história.”

No quesito emplacamento de carros usados, que tem relação direta para o mercado de reparação automotiva, os números mostram comportamento em “V” do setor. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em abril, o Brasil emplacou pouco mais de 199 mil veículos usados. Número que saltou para 1,461 milhão em outubro, o maior da série histórica. 

Uma das explicações para o aumento da compra de carros, provocando assim uma recuperação rápida, segundo Flores, está na insegurança do uso do transporte público. “Por questão sanitária as pessoas usam mais os seus veículos. E por correlação direta, quanto mais veículos, mais uso, mais manutenção”, destaca.

 

Fortes: vídeos como aliados

 

A segunda fala do 5º. Painel ASDAP foi feita por Carlos Fortes. O palestrante e especialista em vendas trouxe o tema redes sociais e vídeos para o encontro, provocando a área de marketing, estratégia e comunicação das empresas. “A pandemia veio trazer ritmo digital às pessoas. Se existe algum profissional ou empresa que está sendo resistente a entender isso, essa este profissional ou empresa está fadado ao insucesso”, alertou. “Não sabe como fazer as redes sociais? Então busque quem possa lhe ajudar, mas não fique de fora.”

Carlos Fortes falou sobre o uso de vídeos como aliados na estratégia de marketing e vendas

 

Durante sua fala, Fortes focou nas estratégias de vídeos, produto mais consumido no mundo. Para se ter uma ideia da grandiosidade, o YouTube recebe, a cada minuto, upload de 300 horas de vídeos. 1,5 bilhão de usuários assistem a 1 bilhão de horas de vídeo todos os dias na plataforma.

“Não adianta ter vergonha ou dizer que não sabe fazer ou que é muito caro. Hoje o que mais dá visibilidade para as empresas, e pessoas, são videos. Não precisa de muito. Basta um celular e deixar a vergonha de lado”, afirmou. “As pessoas não querem superproduções, elas querem a verdade, bastidores, assuntos diretos. Então, foque no dia a dia da sua empresa e compartilhe nas suas redes.” 

Fortes também destacou o Youtube como forma de divulgação da marca e compartilhamento de conteúdo. “Não é de uma hora para outra que vai dar resultado. É preciso muita persistência e postagem de conteúdo semanal. O retorno vem quando você menos esperar”, afirmou. “A pandemia trouxe ritmo digital às pessoas. 

 

Ferraz: acredite no seu potencial

 

O encerramento do 5º. Painel ASDAP foi feito por Chico Ferraz. O agora palestrante é o homem que tem no currículo a venda de 5.206 carros em quase 30 anos de mercado. Com um fala motivacional, Ferraz instigou o público a pensar em como o setor de vendas é visto na empresa e como as pessoas se comportam e se veem no trabalho. 

“Ninguém faz nada na vida sozinho. Por isso, compartilhe seu conhecimento, seja parceiro, ouça o colega. E nunca ache que já sabe tudo. Nunca deixe de aprender”, destacou.

Chico Ferraz, o homem que vendeu mais de 5 mil veículos

 

Como fio condutor de sua fala, Ferraz trouxe exemplos de sua vida. De como começou em vendas, ainda em Bagé, vendendo bolo e pães para a mãe, até chegar a Novo Hamburgo. Foi na cidade do Vale do Sinos que ele fez carreira e onde se consolidou como um dos maiores vendedores da Chevrolet. 

Por fim, Ferraz destacou 11 pontos para que uma pessoa seja um profissional diferenciado. Entre elas: fazer além do solicitado, aceitar feedbacks, se manter em atualização, ser pontual e saber se vender. “E sempre acredite no seu potencial!”, concluiu. 

 

 

Posts Relacionados