Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O governo federal prorrogou por três meses o prazo para que as instituições financeiras formalizem operações de crédito no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado por lei em maio para atender o setor durante a pandemia do novo coronavírus.

O Pronampe é até o momento o único programa de crédito do governo que foi bem-sucedido na crise. Os R$ 18,7 bilhões disponibilizados em um primeiro momento do programa se esgotaram rapidamente, sendo efetivamente emprestados a pequenas empresas em dificuldades.

O montante adicional veio de um acordo entre o governo e o Congresso para realimentar a linha depois que os R$ 16 bilhões originalmente disponibilizados foram todos concedidos em cerca de um mês. A prorrogação está formalizada em portaria assinada pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

JURO BAIXO E SEGURANÇA CONTRA INADIMPLÊNCIA

Além de o juro ser baixo – Selic + 1,25% ao ano -, é um dinheiro liberado mais rapidamente pelos bancos porque tem garantia do governo federal em caso de inadimplência. Assim como na primeira leva, a expectativa é que o recurso de agora se esvazie rapidamente.

Fica a dica para o empresário se agilizar, já que há bancos autorizando pedidos enquanto aguardam os recursos. A Caixa Econômica Federal, uma das maiores operadoras do Pronampe, junto com o Banco do Brasil, Itaú, Santander, Sicredi, Badesul e Banrisul estão na lista.

Posts Relacionados