Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Placas do Mercosul passam a ser obrigatórias a partir desta sexta-feira
Dia 30 de janeiro de 2020 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Fique de Olho e Últimas Notícias

Após diversos adiamentos, a adoção da placa do Mercosul passa a valer em todos os estados do País a partir desta sexta-feira, 31 de janeiro, para novos emplacamentos ou reposição por furto ou danos. Em casos de mudança de município, a troca não será mais exigida, conforme anunciou o presidente Jair Bolsonaro na última semana. Dos 26 estados brasileiros, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia já adotaram o novo padrão.

As placas de identificação de veículos no Mercosul são um sistema em implantação nos países-membros do Mercado Comum do Sul, bloco regional e organização intergovernamental fundado em 1991. O Uruguai foi o primeiro país a emplacar seus veículos no modelo Mercosul, a partir de março de 2015. Na Argentina, tornou-se obrigatório o emplacamento de veículos zero quilômetro no padrão Mercosul a partir de abril de 2016. A previsão é de que, em breve, Paraguai e Venezuela também passem a utilizá-las.

Novas placas

Com quatro letras e três números, o novo modelo inverte o atualmente utilizado no País, que é com três letras e quatro números. Outra alteração é a da cor de fundo da placa, que passa a ser totalmente branca. A mudança ocorre ainda na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para os particulares de passeio, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais, verde para aqueles em teste, dourado para os diplomáticos e prateado para os de colecionadores.

Todas as placas deverão ter um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code), contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de autenticidade.

Fontes consultadas: Agência Brasil e Wikipédia

Posts Relacionados