Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Não há mais como falar de gestão sem incluir tecnologia
Dia 6 de dezembro de 2019 | Por Roberto Alves d'Azevedo | Sobre Destaques e Mercado e Tecnologia e Últimas Notícias

Dezembro é a época em que os gestores ficam especialmente focados em balanços, avaliações e projeções, que fundamentam todo o planejamento para o ano seguinte. O empresário e consultor Thiago Alves esteve participando da Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva, no final de novembro, em Novo Hamburgo (RS), falando sobre Gestão 4.0 para Lojistas e Mecânicas e uma realidade que mais nenhum empresário tem a opção de desconsiderar. “Quem não estiver conectado hoje não tem futuro. E a má notícia é que a morte é lenta, muitas vezes sem o gestor se dar conta a tempo de reagir e salvar o seu negócio”, alertou Alves.

As teorias de administração vão mudando com a evolução da tecnologia, novos conceitos são criados e novos desafios tornam-se realidade a cada momento, com influência constante na vida das pessoas e no posicionamento dos negócios. A inteligência artificial está aí, ao alcance de todos. O smartphone que qualquer indivíduo tem na palma da mão hoje em dia é mais potente que o computador que levou e trouxe de volta o homem à lua, em 1969, há meio século. “É preciso ter consciência de que o conhecimento está à disposição de qualquer um, o tempo todo. Quanto mais rápido você chegar na informação e souber entendê-la, mais competitivo será”, destacou o consultor.

Duas palavras importantes nesse contexto são adaptação e agilidade. “A mudança se impõe e é constante. O gestor precisa saber que tipo de transformação é preciso fazer no seu negócio e sem perder tempo. As tarefas repetitivas estão migrando rapidamente das pessoas para as máquinas, mas, assim como alguns empregos desaparecem, outros novos vão surgindo. E comandar isso com habilidade e de uma forma ágil é o grande desafio que se apresenta aos gestores atuais”, disse Alves.

Hoje são smartphones, amanhã serão chips nas roupas ou na própria pele. As ferramentas surgem para melhorar os caminhos de gestão e é preciso atenção para saber usá-las com a eficiência necessária. “Hoje já não basta conhecer o cliente. As formas de comunicação mudaram e o grau de exigência do cliente cresceu muito. É preciso interagir com ele e estar sempre à disposição para atender as demandas”, observou o consultor, justificando a necessidade de o gestor ter seu negócio literalmente na palma da mão, com transparência e agilidade.

As redes sociais e os aplicativos estão abertos para cada um fazer uso deles como achar mais útil. A inteligência artificial evolui aceleradamente, mas ainda está muito longe de conseguir substituir o cérebro humano. Portanto, a boa notícia é que os gestores têm muito trabalho pela frente. “As oportunidades de aproveitamento da tecnologia são gigantes, a tarefa é identificar suas necessidades e colocar os recursos a serviço dos objetivos. Qualquer um pode, por exemplo, criar um aplicativo que melhore seu negócio, a qualquer momento. O que ninguém pode é ficar parado, acomodado, porque se você não fizer, seu concorrente estará fazendo”, completou Alves.

Posts Relacionados