Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Presidente da Asdap concede entrevista ao Jornal Balcão Automotivo
Dia 22 de agosto de 2019 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Entidade e Últimas Notícias

O presidente da Asdap – Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças e sócio-gerente da distribuidora Giros Peças, Henrique Steffen, concedeu entrevista ao jornalista Robson Breviglieri, do Jornal Balcão Automotivo, sobre o segmento independente de reposição e reparação automotiva gaúcho. “Tivemos um primeiro semestre que começou muito aquecido em janeiro e, no decorrer dos meses, veio caindo gradativamente, sendo junho um mês preocupante. Creio que com algumas ações, em termos políticos, se concretizando, o segundo semestre será de crescimento”, disse Steffen à reportagem. Acompanhe a seguir as demais declarações sobre o assunto publicadas pelo periódico de São Paulo (SP).

No elo entre fabricantes e varejistas, a ASDAP atua desde 2002 com propósito de defender os distribuidores regionais das diferenças tributárias de outros estados. “Temos hoje 32 associados, distribuídos por todo o Rio Grande do Sul, e muitos com filiais em outros estados do Brasil”, diz o presidente. Segundo Steffen, visto que o mercado hoje tem exigido profissionais mais capacitados em conhecimento técnico, a entidade mantém parceria com o Senai Automotivo, disponibilizando acesso aos associados para capacitação de colaboradores. “Temos também cursos e palestras voltados ao atendimento aos clientes”, complementa.

Steffen destaca que, entre os serviços oferecidos aos representados, o ponto forte e motivo da existência da ASDAP está na orientação para a gestão empresarial e tributária. “Temos um ótimo relacionamento com órgãos do governo e também com sindicatos do setor. Agora, por exemplo, estamos envolvidos em definir uma forma de recolhimento da Substituição Tributária que atenda todo o segmento”, garante. Mas sobre o futuro, Steffen é reticente: “Em termos de associação fica difícil falar em investimentos e perspectivas, pois depende muito do cenário que vamos ter pela frente, visto que, como estamos hoje, enfrentando essa grave recessão, as empresas estão muito encolhidas e todos olhando única e exclusivamente para seu negócio”.

Na inciativa privada, como sócio-gerente da Distribuidora Giros Peças, Steffen detalha que a empresa está voltada para distribuição de peças de motores e acessórios. “Estamos no mercado desde 1991, com sede em Porto Alegre e filial em Palhoça, atendendo tanto o Estado do Rio Grande do Sul como o de Santa Catarina. Somos um Estado quase que 100% agrícola, com algumas indústrias e pecuária, e os negócios giram muito paralelos à safra, ao plantio, etc. O perfil da frota circulante é de veículos de passeio, linha agrícola, linha pesada média e caminhões”, diz.

Sobre os principais diferenciais da distribuição e do varejo de autopeças local, Steffen afirma que não difere muito da praticada em outros estados. “Estamos num momento que, quanto mais perto do cliente e saber entender suas necessidades, é a forma diferente de fidelização e, para isso, o distribuidor regional leva grande vantagem”, assegura. Mas Steffen lembra que existem algumas ameaças à atividade. “Essas ameaças passam pela tecnologia cada vez mais apurada, empregada nas peças automotivas. Também vimos a concorrência tributária entre estados como uma ameaça, inclusive com a indefinição sobre a continuidade da Substituição Tributária, que acarreta diretamente o aumento da informalidade”.

Para aperfeiçoar e capacitar seus profissionais, a Giros Peças mantém programas constantes de treinamento, voltados principalmente para as áreas técnicas e de atendimento. “Hoje temos em nosso corpo de colaboradores pessoas altamente técnicas que já estão levando isso à forma de trabalho de nossos clientes. Temos parceria com o Senai Automotivo e com palestrantes e consultores que nos trazem experiências em outras áreas”, afirma.

Como forma de se aproximar dos clientes, a empresa tem forte presença nas redes sociais. “Esse é um trabalho de marketing que começou há exatos três anos e hoje estamos colhendo estes frutos, com Facebook, Instagram e um canal no YouTube. Temos uma interação muito grande com ele e também com outros prováveis futuros, pois o alcance dessas mídias é inimaginável. Por isso, estamos sempre atentos ao mercado e ao que nossos concorrentes estão fazendo. Temos que não somente seguir o setor, mas ter atitudes à frente do que está acontecendo, e hoje, quanto mais perto do cliente para melhor atendê-lo, é a melhor forma de fidelização”, garante Steffen.

Fonte e fotos: Jornal Balcão Automotivo

Posts Relacionados