Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Inteligência artificial a serviço do gerenciamento de frotas
Dia 10 de julho de 2019 | Por Roberto Alves d'Azevedo | Sobre Destaques e Tecnologia e Últimas Notícias

Gerenciar frotas é, de forma resumida, administrar estratégica e operacionalmente veículos e pessoas. Inteligência artificial, nesse caso, é a tecnologia conferindo eficiência à parte operacional e garantindo mais disponibilidade de tempo no trabalho estratégico, o que representa eficácia para as empresas e melhor qualidade de vidas para as pessoas. E foi para falar disso que a GolSat, líder nacional no mercado de telemetria para gestão de frotas leves, organizou um ciclo de workshops em diversas cidades brasileiras. “Um momento de trocar experiências com os profissionais que gerenciam frotas em cada região do País e conversar sobre as novidades que vão surgindo no setor”, definiu o gerente regional Paulo Ionta em encontro realizado neste início de julho em Porto Alegre (RS).

Depois de conversar sobre questões de segurança, impacto financeiro e aspectos legais para uma política de gestão de frotas, ganharam destaque as novidades tecnológicas desenvolvidas pela empresa. Uma delas é o reconhecimento facial do motorista quando sentado ao volante. É o fim do crachá e suas falhas, esquecimentos ou extravio. A foto de cada um dos motoristas é adicionada ao banco de dados do software gerenciador e, se a câmera não reconhece o rosto de quem está sentado ao volante, o veículo não liga. Entre outros pontos, significa mais segurança contra roubos e impossibilidade de eventuais “empréstimos” do condutor. Qualquer irregularidade nesse sentido, o sistema registra e alerta em tempo real o gestor da frota.

Outro exemplo citado por Ionta para mostrar o nível de informação disponível a ser gerenciado diz respeito ao telefone celular. Muitos motoristas têm equipamento da empresa e estão permanentemente trabalhando com ele, mesmo em deslocamento. Às vezes só para mensagens simples, mas algumas outras para conversas ou reuniões um pouco mais demoradas. A ordem é: tocou o celular, estaciona o veículo para falar ou digitar. O sistema permite registrar e comparar a economia com a diminuição de multas pelo uso de telefone na direção com o custo adicional de combustível ao ficar um certo tempo parado, com o motor ligado, falando ao celular ou escrevendo mensagens.

O que acontece hoje, por exemplo, se o diretor, em meio a uma reunião, pergunta para o gestor de frotas qual o custo do quilômetro rodado em um determinado percurso? A resposta “vou verificar” já pode ser descartada para sempre. O golfleet, sistema desenvolvido pela GolSat, não só integra a telemetria com o cartão de abastecimento como também permite controlar a velocidade de cada veículo em rodovias e, agora, vias urbanas. Nas cidades, considera inclusive a velocidade específica de cada trecho.

A personalização, que é definida pelo próprio gestor, permite que ele tenha na palma da mão – por aplicativo de celular, em tempo real – as mais variadas informações que compõem sua tarefa cotidiana de controle, como o desempenho de cada veículo e motorista no que diz respeito a infrações de trânsito, o jeito de acelerar e frear, o consumo de combustível, o local e o tempo de cada parada. E o melhor, com geração de relatórios de cada um desses indicativos de forma rápida e simples.

Posts Relacionados