Em sua 6ª edição, o Maio Amarelo registrou novo recorde de iniciativas de engajamento ao movimento por empresas, entidades e municípios. A campanha educativa e as ações de sensibilização pela redução de acidentes e por mais segurança no trânsito seguem acontecendo neste mês de junho e devem permanecer ao longo de todo o ano.
Em Arapongas (PR), por exemplo, alunos da Escola Municipal Padre Germano Mayer criaram um canal no YouTube, que está fazendo o maior sucesso na cidade. Enquanto isso, em Içara (SC), a prefeitura do município promoveu, no último sábado de maio, um passeio ciclístico com o objetivo de envolver toda a família, sorteando, entre os participantes que concluíram o trajeto, uma bicicleta, capacetes, uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros brindes.
De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), as peças da campanha #MEOUÇA, disponibilizadas gratuitamente em alta resolução no site do Maio Amarelo, foram baixadas mais de 20 mil vezes até a última semana de maio. Já o site, somou mais de 420 mil acessos.
O evento oficial de encerramento desta edição está marcado para o dia 28 de junho, em Natal (RN), quando as iniciativas de empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais disseminarem os conceitos e as práticas propostas pelo movimento serão premiadas com o troféu Destaques Maio Amarelo 2019. A festa promete ser um momento de confraternização e reconhecimento àqueles que se sobressaíram este ano em suas ações.
Mudança de hábito
Pesquisa do ONSV, realizada pelo instituto Datafolha, mostra a mudança no hábito dos brasileiros após a chegada dos aplicativos de mobilidade.
CONSUMO DE ÁLCOOL: 75% das pessoas de 18 a 24 anos afirmam ter trocado o volante por aplicativos de mobilidade quando saem para beber.
RESPEITO À VIDA: 83% dos brasileiros concordam que os aplicativos de mobilidade ajudaram a reduzir o número de mortes no trânsito.
MAIS MOBILIDADE: 64% dos entrevistados consideram que, no passado, as pessoas combinavam álcool e direção por falta de opções de transporte.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO: 81% dos brasileiros acreditam que os aplicativos de mobilidade contribuíram para um trânsito mais seguro.