Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Tecnologia a serviço da paixão por mecânica e automóveis antigos
Dia 17 de abril de 2019 | Por Roberto Alves d'Azevedo | Sobre Destaques e Toque Feminino e Últimas Notícias

A paulista Thais Roland completa 39 anos neste domingo de Páscoa (21) e, a partir de terça-feira (23), estará novamente circulando pelos corredores da Automec – 14ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, como faz há mais de uma década nos eventos relacionados ao setor automotivo. Este ano, especificamente, ela foi convidada a integrar a programação da Arena Influenciadores da Automec Experience. Mecânica de automóveis desde 2012, com experiência em restauração de carros antigos, Thais é também consultora automotiva pelo blog Coisa de Meninos Nada e tem um canal no YouTube, uma página no Facebook, um perfil no Instagram e outro no Twitter.

Muito conhecida em São Paulo (SP) – mais pelo seu histórico profissional do que pelo fato de ser uma mecânica mulher –, Thais segue a vida fazendo o que gosta, descobrindo atividades novas e enfrentando desafios sem se preocupar com grandes planejamentos. “Acho que as pessoas têm que realizar seus sonhos, e foi pensando assim que me dei conta, em um certo momento da minha vida, que poderia transformar meu hobby em uma atividade profissional”, resume ela.

Formada em Ciência da Computação em 2001, Thais atuou em infraestrutura de rede de computadores durante 15 anos. Trabalhava em uma empresa multinacional e tinha uma remuneração à altura da atividade que exercia. Seus poucos momentos de lazer eram dedicados ao hobby pelo qual se apaixonou ainda criança, quando ajudava o avô em pequenos reparos automotivos na garagem de casa.

Em 2010, entretanto, resolveu saber mais daquele assunto que tanto a encantava e se matriculou no curso técnico em Manutenção Automotiva pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP). Ali, sem se dar conta, começou sua nova vida. “Minha remuneração está bem abaixo daquela que eu tinha trabalhando em tecnologia, mas minha satisfação é incomparavelmente maior”, analisa a mecânica.

Após a formatura, em 2012, virou professora. A partir de então, vieram os workshops, as palestras, consultorias e assessorias. Os conhecimentos tecnológicos seguiram sendo importantes, porém com outro foco. O primeiro a surgir foi o blog Coisa de Meninos Nada. “Sempre gostei muito de mexer em carros, principalmente os antigos, mas em certo momento descobri também que gostava muito de mostrar como fazer as coisas”, destaca Thais.

De uma conversa de bar com amigos, logo depois, surgiu o canal Deixa que eu faço, no YouTube, hoje com mais de 8,5 mil inscritos. Atualmente, ela mantém ainda uma página no Facebook, com quase 27 mil fãs, um perfil no Instagram (5.744 seguidores) e uma conta no Twitter (438 seguidores), tudo sincronizado e disciplinadamente atualizado por ela mesma. O resultado foi ter se tornado uma digital influencer em campanhas de produtos e serviços automotivos.

Não pense, contudo, que a “mecânico fêmea”, como ela se autointitula, ficou só na teoria. Thais não tem sua própria oficina, mas é uma mecânica ativa e atualizada, tem seus clientes e os atende, conforme o endereço, em oficinas parceiras. E nessas andanças todas, conheceu um também mecânico, que é professor e compartilha a mesma paixão por carros antigos, com quem se casou. “Temos carros velhos em casa, trabalhamos em parceria lá. Restauramos e depois vendemos”, conta ela. Só que, quando Thais fala em “amor da minha vida”, é difícil saber, em um primeiro momento, que não se refere ao marido, porém ao Damien, um Ford Maverick 1975 que foi seu primeiro carro e, pelo jeito, será o único para sempre.

O casamento de Thais e Damien já tem seis anos de duração. Foto: Filipe Redondo

Posts Relacionados