Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Citroën comemora seu centenário com um ano inteiro de programações
Dia 7 de março de 2019 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Retrovisor e Últimas Notícias

Fundada em 1919 pelo visionário engenheiro e empresário francês André Citroën, a fabricante de automóveis Citroën celebra seus 100 anos com uma extensa agenda de programações que inclui eventos, lançamentos e uma série de novidades. Agora em março, a marca revela em primeira mão, no Salão de Genebra, na Suíça, um protótipo que mostra a visão da companhia para o futuro da mobilidade urbana: o Ami One Concept (imagem à direita). Criado para ser uma alternativa aos transportes coletivos e individuais de duas rodas, é 100% elétrico e conectado, tendo toda a sua comunicação com o condutor realizada por meio de um smartphone.

Com mais de 300 modelos lançados ao longo de sua trajetória, alguns deles marcantes para a história da indústria automobilística, a fabricante francesa resolveu reunir mais de 70 deles em um museu virtual interativo, o Citroën Origins (imagem abaixo). Do pioneiro Type A aos mais modernos automóveis que integram atualmente o portfólio da marca, passando pelos veículos de corrida e concept-cars (carros-conceito), o canal possibilita conhecer o exterior e interior dos modelos em 360 graus, recordar sons como a buzina e o abrir e fechar de portas, além de relacionar as especificações de cada um dos produtos, fotos, fatos interessantes e versões. O endereço traz ainda a biografia resumida de seu criador, André Citroën, a evolução das logomarcas, entre outras curiosidades e informações.

Outra iniciativa da marca para comemorar seu centenário é uma edição exclusiva de colecionador para seis dos seus modelos: C1, C3, Compact SUV C3 Aircross, Berlina C4 Cactus, C-Elysée e Grand C4 SpaceTourer (imagem abaixo). As versões especiais serão lançadas durante o primeiro semestre deste ano em três cores diferentes – branco, cinza e preto – e uma personalização exterior Origins, com apontamentos gráficos em bronze.

Calendário de programações

Dois lançamentos estão previstos para abril. O primeiro deles é o Rent & Smile Origins, um serviço de aluguel de curta duração que permitirá aos clientes parisienses locar e dirigir veículos comercializados nesse primeiro centenário da marca. A escolha do modelo e a reserva serão feitas por uma plataforma online. O outro é o livro do publicitário francês Jacques Séguelá sobre os 100 anos de publicidade da Citroën, resgatando, assim, a história da comunicação da marca desde as suas origens até as mais recentes peças produzidas.

Em maio, será lançado, na capital francesa, o segundo protótipo do ano. Dessa vez, com o objetivo de traduzir a visão da Citroën sobre o que é conforto a bordo. Está previsto, a partir desse mês, a estreia de uma série de filmes nas redes sociais chamada De Geração em Geração, falando sobre a paixão pela marca ao longo das gerações.

Em meados de junho, ainda sem data definida, acontecerá o Street Burst Day, iniciativa que reunirá uma centena de veículos históricos Citroën estacionados em uma rua de Paris. É para esse período também que está programado o lançamento da exposição The World Inspired by Citroën, na Monnaie de Paris (casa da moeda francesa), com 100 fotos inéditas feitas por famosos fotógrafos mundiais, retratando o significado da marca em diversos lugares do planeta.

Entre os dias 19 e 21 de julho, ocorrerá um dos momentos mais aguardados das comemorações, o Rassemblement du Siècle (ou Encontro do Século). A expectativa dos organizadores do evento é receber mais de 12 mil colecionadores e cerca de 10 mil veículos Citroën de quaisquer tipos e épocas, aos quais se juntarão em torno de 3 mil visitantes por dia. Será em La Ferté-Vidame, discreto vilarejo a aproximadamente 140 km de Paris, local histórico onde a companhia decidiu instalar, em 1938, seu centro de testes para desenvolver e avaliar seus veículos.

Essas e muitas outras surpresas ainda não divulgadas pela Citroën integram a agenda que celebram o centenário da marca. Vale ficar de olho nos canais de comunicação da empresa para não perder as novidades.

Posts Relacionados