Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Faturamento da indústria de autopeças cresce 17,4% em 2018
Dia 12 de fevereiro de 2019 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Mercado e Últimas Notícias

O fortalecimento do mercado interno e as exportações impulsionaram as vendas das fabricantes de autopeças em 2018. É isso que mostra o Relatório da Pesquisa Conjuntural do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) divulgado na última semana. O levantamento mensal é realizado com base em dados e informações de empresas associadas à entidade.

De acordo com a pesquisa, o faturamento da indústria de autopeças encerrou o ano com um crescimento de 17,4% em comparação a 2017. O Sindicato atribui o resultado à recuperação do mercado interno e ao bom desempenho das exportações que, em função da crise na Argentina, diversificou mercados e atingiu maior volume de transações com OEM (sigla de Original Equipment Manufacturer, ou fabricante do equipamento original em português) e revendedores de mercados tradicionais.

Apesar do mau desempenho do setor em dezembro, época em que geralmente os negócios são mais fracos, no acumulado do ano, os resultados foram positivos em todos os canais de distribuição. As entregas para as montadoras, que respondem por mais de 60% do faturamento das fabricantes de autopeças, cresceram 17,3%. Beneficiadas pela valorização do dólar, as exportações, que representam em torno de 20% das vendas, contabilizaram alta de 26,5% quando analisadas em reais e de 10,8% em dólares. A comercialização para o mercado de reposição também aumentou, chegando a 7,9%. A fatia desse segmento fechou o ano próxima a 15%.

Ainda com base na amostra de empresas utilizada na Pesquisa Conjuntural do Sindipeças, o número de empregados nas fábricas de autopeças em dezembro de 2018 cresceu 3,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, o emprego no setor aumentou 8,1%.

Posts Relacionados