Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Como estruturar metas para atingi-las com mais facilidade
Dia 13 de dezembro de 2018 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Mercado e Últimas Notícias

Final de ano é época de avaliação e planejamento. Momento de revisar planos e metas definidos para os últimos 12 meses, contabilizar acertos e erros cometidos e verificar por que alguns objetivos não foram atingidos e algumas etapas foram deixadas de lado. Para começar 2019 com o pé direito, como costumamos dizer, é preciso refletir sobre tudo o que aconteceu ao longo do último ano e, a partir disso, determinar onde quer chegar no próximo, como irá fazer para conseguir isso e qual será o prazo estipulado.

Quem trabalha com vendas sabe que as metas servem de referência para indicar o caminho a ser seguido. Quais ações precisam ser desenvolvidas? Quais são as prioridades? Quantos clientes devem ser conquistados para alcançar os resultados propostos? Para defini-las com eficiência, porém, é preciso reconhecer o seu ponto de partida e determinar claramente seus objetivos — que é, de fato, onde você deseja chegar ao cumprir as metas estabelecidas.

Para exemplificar melhor como esse processo funciona, conversamos com o especialista em vendas e motivação de equipes Carlos Fortes (na foto à direita), que apontou algumas formas de estruturar metas para atingi-las com mais facilidade.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

As metas de curto prazo são aquelas que você consegue realizar dentro de um ano. São mais simples, como aumentar o número de clientes ou o ticket médio, mas, “quando alcançadas, geram a motivação necessária para ir em busca das outras metas do seu planejamento”, destaca Fortes.

As metas de médio prazo podem levar de um a três anos para serem atingidas. São soluções mais duradouras do que aquelas estipuladas no planejamento de curto prazo. Aumentar a equipe de colaboradores ou de suas remunerações e benefícios se enquadra nesse perfil de metas.

Já as de longo prazo exigem três anos ou mais para sua concretização e, geralmente, requerem maiores investimento. É o caso da aquisição de novos equipamentos ou de um imóvel para a abertura de uma filial, por exemplo.

Desenhe o seu mural de metas

“Definidas as metas, é hora de colocá-las em um mural, no qual você irá desenhar ou colocar fotos daquilo que estabeleceu”, sugere Fortes. Lembre-se de ser bastante específico nesse momento, alerta o especialista, pois, se você colocar apenas que quer adquirir um smartphone novo para otimizar o seu trabalho, qualquer um servirá para concluir esse item, mas dificilmente será o aparelho ideal para atender todas suas necessidades. Busque registrar a marca do aparelho desejado, o modelo, a cor, a capacidade de armazenamento interno, as funcionalidades e aplicativos que deve ter e até mesmo quanto está disposto a investir. Quanto mais claro você for, mais foco terá. “Cole suas metas em um local que possa vê-las diariamente, assim quando estiver desmotivado lembrará seus objetivos e voltará para o caminho”, aconselha o profissional.

Seja realista

Além de ser específico ao definir suas metas, é preciso ser realista. “Se suas condições financeiras lhe dão a possibilidade de adquirir um carro popular, por exemplo, não coloque uma Ferrari em seu mural. Pelo menos não nesse momento”, recomenda Fortes. Tenha sempre em mente que as metas precisam ser atingíveis e mensuráveis. “São como escadas. Analise seu estado atual e vá subindo as escadas gradativamente”, ensina ele. “Mantenha-se firme nos seus propósitos e comemore cada conquista, por menor que seja.”

Posts Relacionados