Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Afinal, o que queremos para o futuro?
Dia 6 de dezembro de 2018 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Feiras & Eventos e Tecnologia e Últimas Notícias

O futuro da mobilidade corporativa e da gestão de frotas no Brasil e no mundo foi o tema do último Café Online do ano, evento promovido nessa quarta-feira, dia 5, pelo Instituto PARAR, centro de estudos e capacitação para profissionais de frota e mobilidade do País. O encontro, realizado presencialmente no WTC Events Center, em São Paulo (SP), sob o nome PARAR On The Road Pocket, foi transmitido em tempo real para pessoas do mundo todo pela plataforma http://cafeonlineparar.com.br/2018 e pela página do Facebook do Instituto PARAR.

A programação contou com palestra sobre compliance, painel com startups disruptivas que prometem transformar o setor, bate-papo sobre como a mobilidade impacta o futuro do trabalho, debate sobre os novos caminhos da gestão de frotas e, para encerrar, uma reflexão aprofundada sobre o futuro do trabalho. A apresentação final, realizada pelo diretor de Marketing e Vendas da GolSat Tecnologia e líder do PARAR, Flavio Tavares, convidou todos a pensar sobre as competências que o profissional do futuro deve ter e, principalmente, os valores.

“Não importa onde você está e, sim, o que você faz. É isso que define o que você é”, enfatizou Tavares. “Costumo dizer em minhas palestras que felicidade é um subproduto de utilidade. Quanto mais útil você é, mais feliz você vai ser. Que a gente possa aprender a ser cada vez mais útil, produzir momentos memoráveis e fazer do futuro do trabalho, na verdade, um grande momento para a gente mostrar quem nós somos e deixar a nossa marca na nossa trajetória”, completou.

Segurança como valor

Um dos destaques da tarde foi a palestra de Diógenes Lucca, fundador e ex-comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e, hoje, sócio da empresa Quality Inteligência, que mostrou uma nova visão sobre compliance. O especialista em segurança iniciou sua apresentação perguntando “quem acha que segurança é prioridade?”, para, logo depois, expor um novo conceito: “Segurança não pode ser prioridade. Prioridade muda. O que hoje é prioridade amanhã pode não ser. Segurança, para nós, tem que ser um valor, porque valor é permanente, valor não muda”.

De acordo com números trazidos por Lucca, em 2017 foram contabilizadas 41.151 mortes no trânsito no País – um número 26% maior do que o total registrado em 2016 – e 284.191 pessoas inválidas permanentemente. Com o compromisso de ajudar a reverter esse cenário, ele compartilhou três ferramentas das tropas de elite que representam compliance: princípio do desconforto, que é fazer o certo porque é o certo a fazer; erro zero, não admitindo que uma vida se quer seja perdida em 2019 no trânsito; e sistemas inteligentes, envolvendo inteligência artificial (IA) e machine learning (ML). “Vocês também devem ser inquietos com esses números absurdos que acompanham a nossa atividade”, intimou o especialista. “Quantas mortes nós vamos admitir para 2019? Zero. Essa é a nossa meta. Zero mortes, zero feridos.”

Para garantir a execução dos processos na gestão de frotas, segundo Lucca, é preciso um sistema que dite os procedimentos que devem ser feitos, para que o homem cumpra, e outro sistema que audite para ver se isso está acontecendo de acordo com o previsto. A partir da experiência que teve junto ao GATE, o profissional ajudou a desenvolver o SAGRIS – Sistema de Auditoria e Gerenciamento de Risco, apresentado na ocasião. A nova ferramenta da Quality Inteligência tem por objetivo levar às empresas boas práticas de gerenciamento e compliance, melhoria contínua dos processos e aumento da qualidade no desenvolvimento das tarefas. “É a própria inteligência artificial que vai melhorando esses processos, dando dicas daquilo que pode acontecer para aperfeiçoar aquele processo que foi usado como ponto de partida. Esse é o caminho para o século XXI e para o ano de 2019 de vocês”, afirmou.

Posts Relacionados