Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Portugal recebe exposição comemorativa aos 120 anos da Renault
Dia 29 de novembro de 2018 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Retrovisor e Últimas Notícias

Os brasileiros que viajarem a Portugal nos próximos meses têm uma atração a mais para incluir no roteiro. O Museu do Caramulo, em Tondela, cidade portuguesa do distrito de Viseu, inaugura neste sábado, dia 1º de dezembro, a exposição temporária Renault: 120 anos na estrada, dedicada ao 120º aniversário da indústria de carros francesa. A mostra ficará aberta à visitação até 31 de março de 2019.

De acordo com informações divulgadas pelo museu, estarão expostos oito modelos da marca em suas mais especiais e raras versões, como o Renault R5 Turbo, Renault 4L, Renault 8 Gordini e a carrinha comercial – ou van para os brasileiros – Renault Estafette. Outro exemplar que fará parte da mostra é o Renault 20HP de 1912 (foto em destaque), o modelo mais antigo da marca em Portugal que integra o acervo do Museu do Caramulo. Consulte os dias e horários de funcionamento e valores de bilhetes.

Trajetória de sucesso

Em 1898, com apenas 21 anos, Louis Renault, o caçula de uma família de cinco irmãos, construiu seu primeiro “quadriciclo” para servir de transporte para si mesmo. A demanda por réplicas foi tanta, porém, que, apenas um ano depois, ele produzia carros em tempo integral, com suporte financeiro de dois de seus irmãos, Fernand e Marcel, o que levou à fundação da Société Renault Fréres em 1899.

Louis Renault dirigindo um Renault Voiturette e a primeira fábrica da Renault, em Billancourt

O Museu do Caramulo recorda que Renault era o apelido dos irmãos Louis, Fernand e Marcel e que “o percurso dos fundadores e da própria marca ao longo destes 120 anos dava um romance com muitas páginas”. Louis foi o que liderou a empresa por mais tempo. Marcel era piloto de automóveis e morreu em 1903 em decorrência de um acidente na corrida Paris-Madrid. Fernand vendeu sua participação ao caçula em 1908, vindo a falecer um ano mais tarde por doença.

Louis permaneceu à frente da companhia até 1944, quando foi preso sob a acusação de colaborar com os nazistas na ocupação da França pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Com a saúde debilitada, faleceu três meses depois, aos 67 anos. “Minha meta é fazer o melhor carro pelo menor preço para que um dia cada família francesa possa ter seu próprio carro”, teria dito Louis Renault em meados de 1928.

Confira alguns dos principais acontecimentos da história da Renault:

1899 – Fundação da marca Renault, em uma fábrica em Billancourt.

1902 – A Renault passa a fazer seus próprios motores.

1905 – Lançamento do primeiro táxi produzido em massa, o Type AG (foto à direita). O Type AX, de 1908, seria usado para o mesmo fim.

1913 – Produção anual passa de 10 mil veículos por ano, tornando a Renault a maior fabricante de automóveis da França.

1944 – Louis Renault morre na prisão acusado de ter colaborado com os nazistas na guerra.

1945 – Renault é estatizada e torna-se a Régie Nationale des Usines Renault.

1946 – Lançamento do Renault 4CV, primeiro modelo francês que vendeu mais de um milhão de unidades.

1952 – Formação da FASA-Renault, uma montadora subsidiária espanhola.

1956 – Lançamento do Renault Dauphine (foto à direita), primeiro sucesso mundial da marca. Cerca de 200 mil unidades foram vendidas só nos Estados Unidos até 1960. Modelo chegou a ser fabricado sob licença na Itália e no Brasil.

1969 – Produção anual passa de um milhão de veículos pela primeira vez.

1971 – Renault, Peugeot e Volvo decidem desenvolver motores em conjunto.

1978 – Carro esportivo A442 vence as 24 horas de Le Mans.

1979 – A fim de ingressar no mercado americano, Renault compra ações da American Motors Corporation (AMC). Anos depois, em 1987, Chrysler compra a parte da Renault na AMC.

1980 – Renault vence o GP da França em Dijon, primeira vitória de um carro superalimentado na Fórmula 1.

1981 – R5 Turbo (foto à direita) vence o Rali de Monte Carlo na estreia.

1986 – Responsável pelo corte de custos da empresa, Georges Besse é assassinado.

1987 – Patrick le Quément ingressa na Renault como diretor de design.

1992 – Fecha a fábrica de Billancourt.

1996 – Renault é privatizada.

1998 – Inauguração do Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais (foto à direita), no Paraná, marca a chegada da Renault no Brasil. Ao longo de duas décadas, a marca já produziu cerca de 3 milhões de veículos e quase 4 milhões de motores destinados ao mercado nacional e também a vários estados americanos. Neste mesmo ano, Maxi Mégane vence o British Rally Championship.

1999 – Renault forma aliança com a Nissan e adquire participação majoritária na Dacia, da Romênia.

2005 – Renault Sport vence o título de pilotos e de equipes da Fórmula 1 e repete o feito em 2006.

2008 – Renault investe em iniciativas a favor do veículo elétrico: parceria com Better Place e EDF, apresentação de um protótipo Scénic com pilha de combustível e do carro-conceito Z.E. Concept.

2009 – Laurens van den Acker se torna chefe de design da Renault.

2010 – Aniversário de 20 anos do Clio (foto à direita). Vendas passam de 10 milhões de unidades.

2011 – Lançamento dos primeiros veículos elétricos acessíveis a todos: Kangoo Z.E. e Fluence Z.E., seguidos do Twizy e do ZOE em 2012.

Fontes consultadas: Renault, O Livro do Carro: Enciclopédia Visual e Wikipédia

Posts Relacionados