Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Encontro de carros antigos reúne memórias e histórias de quatro gerações
Dia 19 de novembro de 2018 | Por Roberto Alves d'Azevedo | Sobre Destaques e Retrovisor e Últimas Notícias

Homens e mulheres de todas as idades. Crianças, adolescentes, adultos e idosos. Cerca de 30 mil pessoas, conforme estimativa da administração do Shopping Bourbon Wallig, na Zona Norte da capital gaúcha, passaram pelo espaço do Estacionamento 5 nos últimos quatro dias, desde o feriado de 15 de novembro até esse domingo, dia 18, para ver, relembrar e contar histórias relacionadas aos mais de 400 automóveis que estavam expostos no 27º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos. “Finalmente este ano conseguimos trazer esse evento para a nossa cidade”, comemorou o advogado Eduardo Scaravaglione (na foto acima), diretor de Eventos do Veteran Car Club Porto Alegre, corresponsável pela exposição junto com a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

Não houve quem não se identificasse com alguns dos modelos ali expostos e, cada lembrança, trazia consigo uma história. O Ford T de 1923 (foto em destaque) era uma atração por si só, por ser o carro mais antigo em exibição, mas os outros estavam sempre associados a pessoas e momentos marcantes. Os de corrida lembravam pilotos que foram ídolos e circuitos de rua onde as competições de automobilismo eram disputadas antigamente. Entre os carros de passeio eram comuns frases exclamativas, ora nostálgicas, ora expressando um certo orgulho ao estilo “foi meu primeiro carro”, “seu avô tinha um igualzinho a esse” ou “foi nesse que aprendi a dirigir”. Enfim, uma viagem no tempo diferente para cada visitante da exposição.

Certamente, uma das viagens mais reais foi a do reparador de veículos paulista José Antônio Finco, o Zelão (na foto à esquerda), que guiou o seu Packard 1937 de São Bernardo do Campo (SP) a Porto Alegre para participar do evento. “Viemos e voltaremos rodando. Sem qualquer problema. Pura diversão pelas estradas”, disse ele. “Todo mundo diminui a velocidade e fica olhando quando nos encontra por aí”, comentou.

Os veículos temáticos também chamaram a atenção, como os da trilogia De Volta para o Futuro. Tanto o DeLorean da dupla “Doc” Brown e Marty McFly quanto o Ford Cabriolet Super DeLuxe 1946 do vilão Biff Tannen estavam ali presentes. Os carros de passeio foram organizados em ilhas de marca – Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, General Motors, BMW/Mini – para mostrar a sequência dos modelos ao longo do tempo. Além das relíquias, a programação contou com uma feira de peças e acessórios antigos, miniaturas, livros e artigos para colecionadores e curiosos pela fabricação e origem dos automóveis.

Atento a cada detalhe da organização e coordenando pessoalmente as premiações, o presidente do Veteran Car Club Porto Alegre, Rodrigo Mario Ruiz, lembrou que o Veteran é um dos pioneiros na preservação do antigomobilismo no Rio Grande do Sul e, com 38 anos de atividades, conta com “um acervo incrível de carros raros e que ainda são ícones da indústria do automóvel”.

Entre dezenas de premiações distribuídas, o destaque foi a história do Renault Colorale Prairie 1951, importado da França, que ganhou o Prêmio Família. O carro foi restaurado e está até hoje na mesma família, que reside na cidade de Guaíba (RS), desde a década de 1950. Cezar Hagel Maciel, pai do analista de sistemas Cezar Augusto de Souza Maciel, de 56 anos, trabalhou na montadora e era responsável pela comercialização dos veículos em Porto Alegre. “Em 1954, o pai adquiriu o carro. Até 1989 foi o nosso carro do dia a dia e, só depois, foi posto de lado”, relatou o filho.

Com o falecimento do pai, em 2010, a família decidiu restaurar o carro. “O restauro levou cinco anos, um mês e nove dias”, especificou Maciel (na foto à direita, ao lado do filho Pedro Maciel – crédito: Eduardo Scaravaglione). “Foram procedimentos detalhados e difíceis por conta da raridade do automóvel. Queríamos chegar o mais próximo possível da originalidade. Nos baseamos em pesquisas e tivemos o apoio do grupo Renault Colorale da França. Hoje estamos satisfeitos. Posso dizer que conseguimos chegar onde queríamos”, afirmou.

Confira alguns modelos que fizeram parte da exposição:

Posts Relacionados