Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Porto Alegre vive seu dia de Fórmula 1
Dia 12 de novembro de 2018 | Por Roberto Alves d'Azevedo | Sobre Destaques e Feiras & Eventos e Últimas Notícias

O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 deste ano foi disputado nesse domingo, dia 11, em São Paulo (SP), mas milhares de pessoas que aproveitaram o sábado de sol na orla do Guaíba, em Porto Alegre (RS), também tiveram a oportunidade de sentir como é a convivência com carros de corrida e pilotos em um ambiente de autódromo. O Heineken F1 Experience montou uma pista de 600 metros em uma avenida da capital gaúcha, reproduziu a estrutura de um box oficial, armou uma torre de som e disponibilizou uma área exclusiva para autoridades e convidados especiais. O público, que se acomodou ao redor dessa estrutura toda, pôde, assim, conferir diversas demonstrações de velocidade, derrapagens e manobras de habilidade com as quais o protagonista do evento, o piloto Rubens Barrichello, brindou os gaúchos em três momentos diferentes, das 10 horas da manhã até o entardecer.

Quando Rubinho foi para a pista pela primeira vez, com o motor roncando alto, o público vibrou muito, mas logo a Williams falhou, teve uma pane e precisou voltar ao box com o auxílio dos mecânicos. Algum constrangimento, muitas risadas e pouca gente entendeu que, na verdade, aquilo era proposital e tratava-se de uma performance. “Muitas pessoas acham que a Formula 1 é um esporte de um homem só, quando, na verdade, existe uma equipe enorme nos bastidores, onde cada um é fundamental para que aquele espetáculo que vemos nas pistas aconteça. Como neste ano não temos um piloto brasileiro pela primeira vez em 48 anos na F1, resolvemos montar o nosso time para levar a emoção deste esporte tão fascinante para além dos portões do autódromo”, explicou Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken.

Também esteve em Porto Alegre o ex-piloto tricampeão mundial de F1, Jackie Stewart, o “escocês voador”, que foi o grande adversário de Emerson Fittipaldi nos anos 1970, quando o Brasil chegou pela primeira vez ao sofisticado mundo da Fórmula 1. Ele desceu da área VIP e caminhou ao longo dos gradis, acenando para o público. Rubinho foi além: depois de pilotar, ficou em pé em cima do carro, deu a sua tradicional sambadinha, cumprimentou com toque de mão dezenas de pessoas, distribuiu autógrafos em camisetas e bonés e pousou para selfies com os populares.

No final, Barrichello deu uma volta na pista em um carro de passeio e acenou a bandeira brasileira.  “Estar no comando de um carro de F1 fora das pistas e sentir a energia do público é emocionante. Todos sabem da minha eterna gratidão por este esporte e poder retribuir todo o carinho que recebi ao longo dos oito anos da minha carreira me dá muita satisfação. Neste tipo de evento inédito, então, o prazer é maior ainda”, disse o piloto.

A Heineken é patrocinadora mundial da F1 pelo terceiro ano consecutivo e, mais uma vez, teve o naming rights da etapa brasileira, o Fórmula 1 Grande Prêmio Heineken do Brasil 2018. Com o objetivo de mostrar aos brasileiros que a F1 vai muito além do piloto e que, mesmo sem um representante brasileiro na atual temporada, é possível se divertir com a modalidade, a marca de cerveja montou dois grandes eventos abertos ao público, um no último dia 10, no Rio de Janeiro (RJ), com Felipe Massa, e esse em Porto Alegre, com Barrichello. Durante todo o dia, alternaram-se também performances de drifting (manobras de carro em alta velocidade) da equipe Drift Meet Team e shows de motos acrobáticas do Força e Ação. A dupla de DJs Tropkillaz, que já produziu hits para artistas como Anitta, Karol Conka e MC Guimê, encerrou o evento.

Posts Relacionados