Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Setor ganha transportadora especializada
Dia 24 de outubro de 2018 | Por Roberto Alves d'Azevedo | Sobre Destaques e Mercado e Últimas Notícias

Planejar e executar o transporte de cargas é um dos principais desafios para as empresas do setor de autopeças, motopeças e acessórios. Quanto maior o número de mercadorias transportadas, com o menor custo e tempo possíveis, melhor. Mas driblar as dificuldades impostas pelo cenário brasileiro às operações de distribuição e entrega de produtos não é tarefa fácil! E representa um importante diferencial frente à concorrência, já que interfere na disponibilidade e no preço da peça e, consequentemente, na satisfação e fidelização do cliente.

Simplificar e tornar mais eficiente o serviço de remessa de mercadorias das empresas desse segmento do Sul do País, que hoje é pulverizado entre muitas transportadoras, até porque algumas não aceitam encomendas de determinados tipos de peças, é a proposta da catarinense Ases Express. “Queremos concentrar esse serviço dos distribuidores de autopeças e nos especializar no setor. Só precisamos saber o volume que essas empresas movimentam e as cidades de destino. A partir disso, conseguimos elaborar uma tabela de preços competitiva e oferecer vantagens para as que aderirem ao nosso projeto”, explica o diretor Marcos Rocha.

Com sede em Chapecó, no oeste catarinense, a Ases Express tem atualmente mais de 80 agências espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e atende também a região Metropolitana de São Paulo a partir de Guarulhos. São 430 profissionais e 120 veículos envolvidos na operação, que conta com quatro grandes centros de distribuição, sendo o maior deles em Carazinho, cidade do interior gaúcho, que percorre 45 rotas e entrega suas encomendas em um prazo que varia de 12 a 24 horas.

A principal aliada para conferir eficiência a toda essa logística só podia ser mesmo a tecnologia. “As mercadorias têm um código de barras e um sistema de bipagem que nos garante erro zero em extravio de entregas”, garante Rocha. Segundo ele, como essa bipagem é feita diretamente na nota fiscal, não há como enviar uma encomenda para o destino errado por engano, porque o alarme do veículo de transporte irá disparar. E, a partir dessa bipagem, o cliente pode acessar o site da empresa a qualquer momento e, com o número da nota fiscal, acompanhar pelo GPS por onde anda a sua mercadoria. “Quando o produto é entregue, o cliente recebe uma mensagem em tempo real, no seu celular, dizendo inclusive o nome de quem recebeu a encomenda”, destaca Rocha.

Posts Relacionados