Inédita no calendário da Fenac, a Reparasul – Feira de Autopeças e Equipamentos para Reparação Automotiva chega, na próxima semana, entre os dias 12 e 15 de setembro, aos pavilhões do centro de eventos, em Novo Hamburgo (RS). Atendendo a estratégia de regionalização das feiras de diferentes segmentos, o evento reunirá expositores com novidades e soluções do segmento automotivo, além de oferecer ações voltadas para o incentivo ao conhecimento e à atualização profissional. Serão palestras gratuitas sobre temas específicos do setor na Arena do Conhecimento Reparasul e ciclo de dicas e novidades na Unidade Móvel de Mecânica Automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que dispõe de infraestrutura moderna e atendimento diferenciado com mobilidade, trazendo atividades de iniciação e aperfeiçoamento.
Para um dos palestrantes da Arena do Conhecimento, o sócio-diretor técnico da WCV, Waldomiro Silva Neto, o Miro, as feiras em geral trazem novidades para o setor automotivo, mas também é necessário levar conhecimento aos visitantes para que os mesmos possam executar um trabalho que acompanhe as novas tecnologias. “Hoje o maior problema que os mecânicos enfrentam é a falta de informação. Eles podem até adquirir um bom equipamento para diagnose, porém não sabem como utilizar essas ferramentas, pois não conhecem o funcionamento desses novos sistemas que equipam os veículos”, observa. “As palestras permitem que os profissionais visualizem melhor como realizar uma diagnose com mais exatidão e permitem uma nova visão, facilitando até a escolha do equipamento correto”, complementa Miro, que será responsável por três palestras durante a Reparasul.
Os temas das palestras da WCV foram escolhidos com base nas principais dúvidas que a empresa recebe pelas redes sociais. Assim, as palestras apresentadas por Miro serão: Estrutura do Sistema OBD (On Board Diagnostics) I, II, III (novo) – Códigos Readiness, no dia 12 de setembro, às 16h; Eletrônica embarcada TPMS, AIRBAG, ABS, ESP, Sensor de ângulo de volante / Estrutura Eletrônica (Rede CAN), no dia 13, às 14h30min; e Injeção Direta de Combustível, no dia 14, às 16h.
Outro tema que será explorado na programação da feira é GNV: benefícios e aplicações, no dia 14 de setembro, às 19h. Um dos responsáveis pela palestra será o coordenador do segmento veicular da Sulgás, Marcelo Bastos. “A Reparasul é uma oportunidade única para o consumidor gaúcho conhecer o que há de mais novo em tecnologia e produtos voltados ao setor automotivo, que é um dos nossos principais mercados”, destaca. “Na palestra, serão abordadas as tecnologias empregadas em veículos leves, suas características e condições para instalação, e as novas aplicações no País: veículos pesados (híbridos e dedicados), empilhadeiras e sistemas moto-geradores”, explica Bastos.
Para o diretor-executivo da Fenac, Mauro de Paula, o mercado gaúcho necessita de uma feira para esse setor. “Nosso objetivo é fazer as diferentes áreas do setor automotivo conversarem entre si. As feiras da Fenac buscam movimentar o mercado com a geração de negócios e levar informação qualificada para ampliar o conhecimento dos visitantes e, consequentemente, trazer soluções e inovações para o segmento”, afirma ele.
A programação completa da Arena do Conhecimento Reparasul e da Unidade Móvel do Senai pode ser conferida no site www.reparasul.com.br. Não há necessidade de inscrição prévia, somente se apresentar no dia e horário de interesse na recepção da Arena ou da Unidade Móvel.
Sobre a Reparasul – A feira acontece de 12 a 15 de setembro, nos dias de semana das 14h às 21h e, no sábado, das 9h às 17h, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). Em paralelo, ocorrerá a Femopart’s – Feira de Peças, Acessórios e Produtos para Reparação de Motocicletas, o que tornará a Fenac o ambiente ideal para encontrar soluções, novidades e contatos relacionados a todo segmento automotivo e de duas rodas.
A Reparasul é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio JUSTA by WAVEPAG e SULGÁS, e apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Asdap (Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças), ASERV (Associação Serrana de Empresas da Reparação Veicular), AutoRede Serviços Automotivos, SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul), Sincopeças/RS (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Peças e Acessórios para Veículos do Rio Grande do Sul), Sindirepa/RS (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul) e ARERGS (Associação das Retificadoras do RS).
Fonte: Assessoria de Imprensa Reparasul