Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Faturamento do setor de autopeças avança 19,9% no acumulado no ano
Dia 8 de agosto de 2018 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Mercado e Últimas Notícias

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) divulgou esta semana o balanço do primeiro semestre deste ano, confira as principais conclusões do levantamento até junho.

O faturamento líquido nominal das autopeças superou a queda registrada em maio deste ano, provocada pela paralisação dos caminhoneiros. Em junho, a variação do faturamento cresceu 32,75% em relação ao mês anterior. No acumulado no ano, o desempenho também se mostrou positivo, com avanço de 19,9%.

Exportações

As exportações continuaram exibindo ritmo interessante ao subir 28,4% no acumulado até junho. Câmbio e exposição em novos mercados são alguns dos fatores que permitem compreender esse fenômeno.

As exportações de autopeças cresceram 18,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto as importações subiram 19,6%. Ao que parece, o impacto da paralisação dos transportes foi plenamente superado.

A despeito da crise interna, a Argentina continua sendo o principal destino das autopeças brasileiras, com 29,9% de participação no total. A China, por sua vez, segue como o país de maior expressão na aquisição de autopeças por empresas instaladas no Brasil, com 12,5% de participação no total.

Reposição

O faturamento líquido nominal obtido no mercado de reposição avançou 1,88% em relação ao mês de maio. No acumulado do ano, o resultado alcançou 3,91%, com ligeiro aumento frente ao acumulado até maio.

Em linha leve, a alta foi de 1,37% na passagem mensal e de 2,84% no acumulado até junho, exibindo boa recuperação frente ao que foi apurado no acumulado até maio. Em linha pesada, o crescimento da receita líquida nominal atingiu 8,46% no acumulado, compensando os fracos resultados observados entre fevereiro e maio deste ano.

Fonte: Sindipeças

Posts Relacionados