Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A fim de analisar a Presença Feminina no Setor Automotivo para gerar conhecimento e valorizar a atuação da mulher nessa indústria predominantemente masculina, a Automotive Business, plataforma de conteúdo sobre negócios e inovação na indústria automotiva, realizou, sob coordenação técnica da MHD Consultoria, um estudo inédito sobre os espaços profissionais já conquistados pelas mulheres nesse segmento, os avanços mais relevantes e os principais desafios a serem enfrentados em busca de uma indústria automotiva mais igualitária. No total, 127 organizações participaram da pesquisa, que foi transformada em e-book e está disponível para download gratuito.

Entre as companhias que responderam ao estudo, as mulheres representam apenas 17% da força de trabalho. Essa participação é ainda menor em cargos de liderança: 60% das organizações não têm sequer uma colaboradora em posição de diretoria. O levantamento mostra ainda que as mulheres são mais escolarizadas do que os homens, embora recebam salários até 34% inferiores e costumem sair das empresas mais jovens do que eles. A boa notícia é que oportunidades não faltam para melhorar esse cenário e inspirar essas mudanças é um dos objetivos dessa primeira edição da pesquisa, que pretende tornar-se referência no setor, com atualizações periódicas.

Empresas participantes

As montadoras e indústria de autopeças representam 68% da amostra, enquanto os outros 32% são fornecedores da cadeia. Um total de 72% são companhias associadas a entidades de classes, sendo 15% da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e 42% do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Quanto ao faturamento das empresas respondentes, 23% são consideradas pequenas empresas, 47% médias e 30% de grande porte.

Evolução

Com dados da presença feminina nas empresas em dois anos distintos – 2013, ano pré-crise, com recorde nos níveis de produção e de emprego nas montadoras, de acordo com a Anfavea, e 2017, marcado pelo começo da recuperação na indústria automotiva –, a pesquisa conseguiu observar a evolução desse cenário em um período de quatro anos. Durante a crise na indústria automotiva, houve redução mais significativa do quadro de funcionários homens, principalmente nas empresas de autopeças, onde a baixa chegou a 23,4%. Já a presença feminina diminuiu 10,4% nas companhias que produzem componentes e aumentou 6% nas montadoras de veículos. Dessa forma, a participação das mulheres na indústria automotiva se fortaleceu durante a crise: passou de 15% em 2013 para 17% em 2017.

Outra evolução constatada pelo estudo foi a de mulheres em cargos de liderança, com aumento de 52,7% no número de colaboradoras em cargos de diretoria entre os anos de 2013 e 2017. O índice percentual é grande, mas o número absoluto ainda é pequeno: são apenas 84 diretoras nas empresas participantes. Quando analisadas as posições de vice-presidência e presidência, o número permaneceu estável: somente 17 mulheres ocupam essas posições.

Desafios e oportunidades

Assim como há muitos desafios para aumentar a presença feminina no setor automotivo, existem também vastas oportunidades, segundo a pesquisa Presença Feminina no Setor Automotivo. As três principais questões levantadas foram: despertar o interesse da mulher pelo setor automotivo, intensificar a presença feminina na liderança e manter a longevidade da mulher na carreira na indústria. Para ler mais sobre o assunto e baixar o e-book completo do estudo realizado, acesse www.mulheresautomotivas.com.br.

Infográficos da Pesquisa Presença Feminina no Setor Automotivo

Posts Relacionados